Lasquinha de Gente

Um espaço privilegiado para aprender a viver!

Na Lasquinha de Gente, trabalhamos o desenvolvimento dos pequenos de forma integral e completa, aproveitando nosso espaço físico encantador para as atividades do dia a dia.
Nosso espaço contempla os 6 direitos de aprendizagem, que são:

Conviver

Brincar

Participar

Explorar

Expressar-se

Conhecer-se

Damos juntos os primeiros passos para o crescimento dos pequenos cidadãos ao explorar e trabalhar aspectos que vão desde o socioemocional e ambiental, imaginativo, de consciência corporal e fonológica, até o repertório e a alfabetização.

Em um ambiente favorável à exploração, aprendem a resolver pequenos conflitos e questões do dia a dia, construindo valores individuais e coletivos em um processo que vai além da aprendizagem: é um processo de evolução e descobrimento.

Nessa faixa etária, inserir o aluno em um segundo idioma pode ser primordial para que ele adquira fluência em uma segunda língua. 

Com cinco aulas por semana e de maneira lúdica, introduzimos naturalmente a língua inglesa no diálogo cotidiano, para indicar objetos, comandos, cores, entre outros. Com canções e brincadeiras, nossos pequenos são estimulados e apresentados ao mundo do Inglês.

Material didático

O material didático utilizado na Lasquinha de Gente é elaborado e escrito pela própria escola, seguindo todos os princípios educacionais da Base Nacional Comum Curricular.

Um material que incentiva e prepara cada criança para que dê prosseguimento qualitativo à sua caminhada estudantil. É um material dinâmico, que se adequa anualmente para atender às necessidades da aprendizagem, que está em constante mudança.

Explore

o nosso espaço!

Galinheiro

O convívio com os animais é fonte de aprendizado para as crianças e despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade e o respeito. Alimentar os nossos bichinhos e conviver com a presença deles no espaço escolar favorece o vínculo afetivo com a escola.   

Horta

O cultivo dentro da escola  aproxima os alunos da natureza, de modo a conscientizá-los sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente . O contato com  a horta trabalha habilidades como colaboração e trabalho em equipe. Plantar e colher fazem parte da rotina escolar e tudo está inserido no cardápio dos nossos alunos!

Parque de areia

Estimular os diferentes sentidos numa experiência sensorial em um espaço que favorece a experimentação, a investigação e a aprendizagem, o parque de areia está presente no cotidiano escolar.

Parque

Encontrar os amigos, se divertir, brincar, explorar e viver novas experiências. O parque é um espaço que proporciona à criança liberdade de escolha, desenvolve habilidades motoras e amplia seu processo de desenvolvimento de relações sociais.

Agende

Uma visita!

Minimaternal e maternal

Nesta fase, as crianças constroem e lapidam os suportes de confiança e pertencimento, portanto os laços afetivos são tão importantes. Um ambiente acolhedor com um olhar individual a cada criança, faz-se necessário para que ocorra um desenvolvimento humano integral. Uma rotina de vivências significativas – como a interação com os animais, o plantio na horta, a exploração nos jardins e o faz de conta nos espaços preparados e pensados especialmente para esta fase – favorecem o pleno desenvolvimento dos nossos alunos.

A linguagem, nesta faixa etária, está em grande evidência e desenvolvimento. Assim, o contato diário com a biblioteca infantil, a contação de histórias e atividades que favoreçam a ampliação do vocabulário, são constantes na rotina escolar.

Somado a essas práticas, trabalhamos um valor universal que dialoga perfeitamente com as experiências da faixa etária: a amizade.

Jardim I e II

Neste momento, aproximamos os pequenos da linguagem escrita, abrindo as portas para o processo de alfabetização – trabalhado inicialmente através do repertório oral, envolvendo rimas, trava-línguas, aliterações, nome e som das letras – e que vai se desenvolvendo até a formação das palavras.

Adaptamos a rotina maternal para um direcionamento mais objetivo, em que trazemos de forma clara para a criança quais são as atividades a serem realizadas durante o dia – o que é essencial para o desenvolvimento dessa faixa etária.

Além disso, trabalhamos valores universais que dialogam perfeitamente com as experiências da faixa etária: respeito e verdade.

Jardim 1: respeito
1º ano: cooperação

Jardim 2: verdade
12º ano: tolerância

Corpo docente

cassia
Cassia
Maternal
elisa
Elisa
Polivalente
Minimaternal
giovanna
Giovana
Jardim I
karina
Karina
Minimaternal
larissa
Larissa
Jardim I
liliana
Liliana
Música
mariana-paixao
Mariana Paixão
Jardim II
matheus
Matheus
Ed. Física
rodolpho
Rodolpho Araújo
Professor de Inglês
stephanie
Stephanie
Jardim II

Projetos

Descobrindo as Cores no Maternal
O Diário da Escrita do Jardim II
O Esconderijo da Verdade (Jardim II)
Projeto Cores, Sabores e Aromas do Jardim I
Projeto Identidade no Minimaternal
Projeto Saúde

Descobrindo as Cores no Maternal

As cores estão presentes em tudo o que nos cerca. É muito importante propiciar à criança a visualização, exploração, identificação, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e das formas. O nosso mundo é colorido e, por isso, utilizamos as cores para expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas – pintura, desenho, gravura e teatro.

O Diário da Escrita do Jardim II

Para enfrentar o desafio de formar pessoas que de fato sabem ler e escrever é preciso que as crianças tenham desde cedo experiências de leitura e escrita, numa versão que se ajuste muito mais à prática social. Com este objetivo foi criado o Diário de Escrita que, através da construção da escrita e o levantamento de hipóteses leva a criança a registrar semanalmente palavras que fazem parte do seu repertório e das vivências trabalhadas em sala.

O Esconderijo da Verdade (Jardim II)

Projeto Cores, Sabores e Aromas do Jardim I

Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar sobre as responsabilidades e atitudes de cada um de nós geram processos educativos ricos. Assim, utilizamos nossa horta como um precioso instrumento pedagógico. Preparamos os canteiros, descobrimos as inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, encantamo-nos com as sementes que brotam e praticamos o cuidado diário – de regar, de observar o crescimento ou não da planta, de evitar aparecimento de ervas daninhas – para que nossos alunos percebam a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes saudáveis e coloridos.

Projeto Identidade no Minimaternal

A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende que se faz a construção de sua identidade. A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, sentimo-nos pouco importantes e deixamos de valorizar nosso potencial. Portanto, faz-se necessário abordar, com responsabilidade, este tema desde cedo com as crianças.

Projeto Saúde

Visando à reflexão sobre a importância de bons hábitos alimentares e exercícios físicos para a boa manutenção da saúde, desenvolvemos um projeto coletivo que culmina em uma feira para a venda de legumes, frutas e verduras dentro do Colégio Asther, exclusivamente para os alunos.
Newsletter
Inscreva-se e receba tudo em primeira mão!

Preencha o formulário ao lado para receber notícias, comunicados e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.